segunda-feira, 18 de maio de 2009

T.I.A. - Fevereiro 2009



Queridos amigos,

Depois de passar mais de uma semana sem internet volto a sentar-me à frente do computador para vos contar um pouco do que tem sido a minha vida por aqui.
Há duas semanas, levantei-me da cama a meio da noite com o barulho de uma violenta tempestade que deixou o alarme a tocar freneticamente. Atordoada com o susto, desliguei o alarme e liguei as luzes exteriores para ver se havia algum intruso no jardim.

No dia seguinte, não tinha telefone nem internet e telefonei para a Telkom - a empresa que nos fornece a linha telefónica e a internet - a pedir, por favor, que enviassem com urgência um técnico a nossa casa para arranjar a linha que tinha ficado danificada com a tempestade. Garantiram-me que enviariam alguém assim que possível. Esperei eternamente. Durante mais de uma semana, liguei-lhes várias vezes por dia e a conversa era sempre a mesma " Madam , we'll do what we can. As soon as possible, someone will come to your place".

Depois de inúmeros telefonemas e muitos dias de espera, em que aproveitei para pintar várias peças de mobiliário que comprámos para a nossa casa....perdi a paciência! Pintar móveis com uma esponja passou, aliás, a ser um dos meus novos hobbies. Qualquer "dondoca" que se preze adora pintar e há que aproveitar esta oportunidade de estar sem nada para fazer. Afinal não há nada melhor do que ter tempo e espaço para pintar e sujar aquilo que nos apetece!

Voltando à saga da Telkom....Decidi ligar mais uma vez. Desta vez muito zangada e com um tom de voz ameaçador: "Oiça lá, mas afinal que história é esta??? Não saio de casa há vários dias porque estou à espera que venha cá um técnico da vossa empresa arranjar a linha telefónica. Isto é uma falta de respeito! Todos os dias é a mesma conversa. Dizem que mandam alguém e ninguém aparece. Estou há uma semana sem telefone e internet e preciso de internet para trabalhar. O mês passado foram 3 semanas sem internet e pagámos a mensalidade na totalidade, sem um único desconto ...Por isso, agora estou a avisar-vos, ou enviam já alguém ou acabo já com o meu contrato convosco!"A Sra do outro lado ouviu-me pacientemente até ao fim e respondeu com um tom de voz calmo: " Yes Madam, we will do our best".
Pareceu-me ouvir um riso do outro lado.Furiosa liguei para o João que estava em Madagáscar a fazer uma reportagem sobre um golpe de estado que gerou muita confusão. " Estes tipos da Telkom não têm respeito nenhum. Não aparecem e não resolvem o problema da internet. Ainda por cima a fulana começou a rir-se. Achas normal??"-" Tens de ter calma, não te esqueças T. I. A (tee –ai- ei)."- "Desculpa?? não estou a perceber Tiii---Aiiii--- Eeiiii. O que é isso?"- "THIS IS AFRICA. Estou a tentar explicar-te que tens de ter calma, as coisas aqui levam o seu tempo. Além disso, a Telkom é a única companhia de telefones na África do sul , por isso nem vale a pena dizer-lhes que vais acabar o contrato com eles. A mulher riu-se porque sabe que não tens outra alternativa. Eles estão-se a lixar. Agora tenho de desligar. Falamos mais logo" T. I. A Mas que raio!
Neste micromundo de aparência europeia em que vivo actualmente, é fácil esquecermo-nos que estamos em África. Para não me irritar mais, tentei minimizar a situação e lembrar-me de como eram as coisas em Portugal há uns anos atrás quando a PT detinha o monopólio das telecomunicções e como tudo funcionava tão mal. Lembrei-me ainda da infindável e vergonhosa correspondência que troquei com a TV Cabo durante meses a fio até aparecer a Cabo visão na minha zona de residência e ter uma segunda alternativa.E também dos primeiros tempos em que vivi em Nova Iorque, de toda a papelada que precisava para conseguir qualquer tipo de contrato e de como tinha de constantemente provar que era uma pessoa de bem sem intenções terroristas. "Maybe this is as good as it gets" e tenho mesmo de aprender a esperar.

Finalmente começo a ter uma rotina. Para os que pensam que a vida de "dondoca" é uma maravilha, fiquem a saber que acordo todos os dias às 06H45 da manhã e que às 21H30 já tenho os carneirinhos contados, uma história de adormecer aviada e a música de embalar cantada. Por aqui, os dias começam muito cedo e terminam muito cedo também ( são duas horas mais tarde do que em Portugal).De manhã, arranjo o Tiago, dou-lhe o pequeno-almoço, deixo-o na escola que fica a cerca de 7 km de casa e aproveito a manhã para fazer o máximo possível. O tempo voa até ao meio-dia, hora a que tenho de estar na creche para o ir buscar. Depois almoçamos, passeamos e brincamos os dois durante a tarde. Parece-vos enfadonho? Garanto-vos que é divertido e estafante. Quem tem filhos pequenos sabe perfeitamente o que quero dizer.

Nas minhas recentes incursões pela cidade tenho tido alguns episódios caricatos com elementos da comunidade judia de Joburg. O meu primeiro encontro aconteceu há cerca de uma semana, quando decidi cortar o cabelo. Fui a um centro comercial perto de nossa casa e tentei encontrar um cabeleireiro com um aspecto discreto. Afinal só queria cortar as pontas e não queria de maneira nenhuma pôr a minha farta cabeleira nas mãos de uma mente com ideias demasiado arrojadas. Entrei na loja e uma Sra de cabelos louros com muitos caracoís ofereceu-me um chá e pediu-me para esperar um momento. Chegou um homem de 50 e poucos anos que falava inglês com um ligeiro sotaque. Perguntou-me se eu era holandesa? Disse-lhe que não mas que tinha vivido na Holanda. - "Ah eu logo vi pela sua pronúncia.Nunca diria que era portuguesa e olhe que conheço muito portugueses que vivem aqui."Achei estranho como é que aqueles anos de convívio com holandeses tinham conseguido moldar a minha pronúncia em inglês, mas pelos vistos....- "Só querio MESMO cortar as pontas." – frisei bem " Não quero o cabelo curto está bem? E gostava que me pintasse o cabelo com a minha cor natural porque o cabelo está muito claro e as raízes já estão muito escuras."- "Muito bem minha Sra. O que a Sra quiser está bem para mim.Vamos lá então." – disse o homem.
Comecei a ouvir algumas palavras em hebraico e a Sra loura que me oferecera o chá apareceu de novo e começou a pintar-me o cabelo, depois de me despejar no colo várias revistas escritas em hebraico. Fui folheando e olhando para as imagens da socialite israelita e da Angelina Jolie com o Brad Pitt.De repente o salão entrou em alvoroço. O cabeleireiro não tinha mãos a medir. Várias mulheres entraram na loja para arranjar o cabelo, pintar as sobrancelhas, fazer madeixas, etc...Comecei a olhar para o relógio, com receio que aqueles tipos se esquecem-se de mim e que a tinta derrete-se o cabelo. A última coisa que queria era sair dali careca ! Depois de algum tempo, o Sr. voltou à minha cadeira, olhou para a minha cabeça, mandou tirar a tinta e começou a cortar-me o cabelo.. - "You see…. my daughter is getting married tomorrow and all my family is here to take care of the hair"- "Ohhh I see "- respondi eu - "Congratulations for your daughter." - " Thank you. It's going to be a very nice party, with lots of people. I'm so nervous!"Não consegui deixar de tremer a perna e olhar para a tesoura quando ele disse que estava nervoso. - "Don't cut too much. Just a little bit, ok?"Minutos depois o homem solta um grito e olha para o espelho.Fiquei congelada e só pensei: "Ai Meus Deus o que é que o homem me fez ao cabelo???"- " SHALOM SHALOM " dizia ele, entre outros sons que não consigo reproduzir.Correu para a porta do salão de tesoura na mão e agarrou-se a um homem. Começou a abraçá-lo e a beijá-lo na cara e à volta várias mulheres guinchavam e soltavam ruídos em hebraico.

"Totally lost in translation." –pensei - Mas onde é que eu vim parar??"Minutos depois, e visivelmente mais calmo o homem aproxima-se da cadeira e olha-me através do espelho: "I am so sorry Madam . But you see, it's a lot of emotions for me. This is my brother" – disse, apontando para o homem a quem se abraçara minutos antes – "I didn't see him for 12 years. He came from Israel. It was a surprise you see!!! My wife and daughters organized everything. I am so happy! Do you want to come to the wedding? It's tomorrow. There will be lots of Portuguese and Italian people." Eu não estava a acreditar no que acabara de ouvir. Será que tinha percebido bem? O homem estava a convidar-me para o casamento da filha?? - "Tomorrow?? Hhh. I would love to go but unfortunately I can't make it. You see, I am away tomorrow. But thank you very much for the invitation. I am sure it will be a lovely party. I wish you and your family all the best."
Por favor tirem-me daqui rapidamente! Daqui a pouco, mandam-me para a cozinha ajudar a preparar os pratos kosher. Depois de vários "shaloms", lá me consegui escapulir do cabeleireiro.

Os meus encontros com a comunidade judia de Joburg não ficaram por aqui. No dia seguinte fui a um oculista comprar lentes de contacto descartáveis. Disseram-me que sem prescrição médica não podiam vender as lentes e que tinha de ser examinada por um optometrista da loja.Uma senhora simpática observou os meus olhos e fez-me uma série de testes.

Depois tirou os olhos do aparelhómetro para onde estava a espreitar e perguntou-me: - " A Sra é holandesa? "Mas que raio, pensei eu. Com o meu look latino, se há coisa que não pareço é holandesa. - "Não. Sou portuguesa mas vivi na Holanda."A Sra olhou para mim fixamente, riu-se e começou a falar em hebraico."Oh no. Not again!" – pensei cá para mim. - "Desculpe mas não entendo o que está a dizer.".- " Que estranho. Tenho estado a observar os seus olhos e podia jurar que é judia."- " Ah sim? Que eu saiba não "- respondi-lhe a sorrir.- "Como é que se chama?"- "You don't want to know." – disse eu a rir. Não sei se vocês sabem o que é ter 6 nomes portugueses e ter de dizer um a um quando se é estrangeiro. Tenho vontade de rogar pragas aos meus pais cada vez que tenho de soletrar cada um dos nomes e preencher formulários. MARIA MADALENA RESINA CONCEIÇÃO E SILVA AUGUSTO - " Ah Silva" – mal ela sabe que quase toda a gente que eu conheço tem alguém da família chamado Silva "Resina- é uma árvore não é ?" - "Bem , não é uma árvore. É mais uma coisa pegajosa que os pinheiros produzem"- "Ah sim, mesmo assim .. tenho quase a certeza que tem origem judia. Os seus antepassados provalmente foram judeus e a inquisição forçou-os a tornarem-se cristãos novos"- "Hm.. Talvez" - respondi- "Foi um prazer conhecê-la . Leve estas lentes. E já sabe se precisar de alguma coisa, por favor ligue-me. Eu ajuda-a e não se esqueça, não confie em ninguém." –disse ela, abraçando-me com força.

Bem como vêem, já fiz uma amiguinha que talvez ainda tente converter-me ao judaísmo para encontrar as minhas origens... Prometo continuar a dar notícias.Beijos a abraços desta bela terra.

Sem comentários:

Enviar um comentário